Padre Manuel Nunes Formigão

Podemos dizer muitas coisas, pois foi um Homem com múltiplas facetas e funções. Relevamos apenas três epítetos que lhe são atribuídos com propriedade: Homem de Deus, Apóstolo de Nossa Senhora de Fátima e Fundador.

Veja a cronologia do P. Formigão Decreto da Santa Sé

Circle fundador

Fundador

O P. Formigão foi um Homem de Deus, um justo no sentido bíblico. Desde a sua infância manifestou força de carácter e inteligência.

Doutorado aos vinte e seis anos manifesta-se um pedagogo que convence com força irresistível.

Vida

Torna-se ao tempo um modelo de educação. Pela sua afabilidade e doçura conquista as pessoas com quem trata; zeloso apóstolo do reino não mede esforços na implantação do mesmo, criando associações, interferindo na vida social e cultural da época, desenvolve um apostolado múltiplo e heterogéneo.

O seu biógrafo diz que a "têmpera sacerdotal da sua alma, a sua abnegação e a sua heróica caridade cristã" manifestam-se no cuidado com os doentes e os pobres em diversas circunstâncias históricas. Esta força interior resulta da sua intimidade com Deus. Homem de Deus, Homem de oração silenciosa e atenta, buscava Deus com a fidelidade e a confiança do eremita. Nada nem ninguém o distraía nos momentos de recolhimento e celebração eucarística.

Dados biográficos do P. Manuel Nunes Formigão

Centrado em Deus, n'Ele vivia e se movia.

Foi ardoroso Apóstolo de nossa Senhora e Fátima. Cético num primeiro momento, acostumado a buscar a verdade dos acontecimentos com método científico, investiga com rigorosa acuidade os acontecimentos de Fátima.

  • Interroga os Pastorinhos, são dele os primeiros e minuciosos inquéritos.
  • Ouve as testemunhas oculares, ele próprio se torna testemunha da última aparição e rende-se ao mistério e à revelação do amor de Deus na mensagem de Nossa Senhora de Fátima.
  • Assume o cuidado dos Pastorinhos a quem dirige e aconselha com zelo de pai.
  • Interioriza a mensagem de Nossa Senhora e torna-se o seu arauto fiel e incansável.

Viu na Mensagem de Nossa Senhora um apelo claro à reparação e desde muito cedo começou a divulgar o espírito reparador.

A revelação de Nossa Senhora à Jacinta nos últimos dias da sua vida: "É preciso que haja quem faça reparação" é dirigida expressamente ao P. Formigão. Que a faz sua, lhe dá corpo e vida fundando uma Congregação Religiosa inteiramente dedicada à reparação. Fundador humilde, discreto, quase invisível sofre as dores do parto doloroso que têm todas as obras de Deus. Na sua grande humildade manteve-se firme na vontade de Deus e tornou-se o Pai espiritual das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima e da Obra Reparadora de Fátima.


Cronologia do nosso fundador

Veja aqui a cronologia do nosso fundador


Processo de Canonização do P. Formigão

Enviar Pedido De Oração

Deixe aqui o seu pedido a Deus e a Nossa Senhora por intercessão do Padre Manuel Nunes Formigão.

A fama de santidade de que gozava o Servo de Deus P. Manuel Nunes Formigão, amplamente reconhecida por inúmeros testemunhos orais e escritos, e a consciência de que a luz não deve ficar escondida, mas colocada bem alto para servir de exemplo e incentivo ao Povo de Deus, levou a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, a diligenciar a introdução da Causa de Canonização do seu Fundador, juntamente com a diocese de Leiria-Fátima de que era Bispo D. Serafim Ferreira Sousa e Silva.

A Conferência Episcopal Portuguesa, sob a presidência do Cardeal Patriarca D. José Policarpo, deu a sua anuência em Novembro de 2000.

O Processo, iniciado em 15 de Setembro de 2001, encontra-se Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, e aguarda confirmação da santidade do Servo de Deus, por parte da Igreja.

ORAÇÃO PELA CANONIZAÇÃO DO SERVO DE DEUS
Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, no Vosso amor infinito, quisestes chamar o Vosso el Servo Manuel Nunes Formigão a participar no Vosso Sacerdócio, e concedestes-lhe a graça de ser defensor intrépido da Fé, testemunha generoso na Caridade, exemplo sublime na humildade, Apóstolo zeloso da Mensagem da Vossa e Nossa Mãe em Fátima. Dignai-Vos revesti-lo da glória que concedeis a quantos Vos servem com amor, dai-nos a generosidade de o seguir como modelo de virtudes e, por sua intercessão, concedei-nos a graça que Vos pedimos. Com aprovação eclesiástica

Pedimos a todas as pessoas que obtiverem graças por intermédio do Padre Formigão, o favor de as comunicarem para:


Boletim

Boletim

Boletim Apostolo de Fátima

Trimestralmente é editado o Boletim "Apóstolo de Fátima", que tem como objectivo divulgar o conhecimento da vida e virtudes do Servo de Deus, assim como as graças obtidas por sua intercessão.

Leia o boletim


Família - Obra Reparadoras de Fátima

A Obra Reparadora de Fátima (ORF) foi concebida pelo Apóstolo de Fátima, Manuel Nunes Formigão em resposta aos apelos dirigidos aos três pastorinhos na Cova da Iria e mais concretamente à Jacinta, quando se encontrava no Hospital D. Estefânia, em Lisboa.

A finalidade desta Obra é viver o espírito de oração, reparação e conduzir para o Reino de Deus todos os homens e mulheres de boa vontade. Pela sua vida digna de amor e fidelidade a Deus cada associado contribuirá para o maior bem da Igreja, através do apostolado feito em moldes adaptados às necessidades e exigências dos tempos modernos, contribuindo assim para a recristianização das famílias e das sociedades. P. Formigão

Ler mais sobre a origem da ORF

Rezar com o Padre Formigão
São fins da ORF:
1

Viver o espírito de oração, reparação e conduzir para o Reino de Deus todos os homens e mulheres de boa vontade.

2

Promover a participação do Povo de Deus na missão reparadora, mariana e apostólica da Congregação.

3

Difundir a Mensagem de Fátima, na fidelidade aos ensinamentos da Igreja e do Padre Manuel Nunes Formigão.

4

Incentivar nos fiéis o amor e a adoração pela Santíssima Eucaristia, em atitude de reparação.

5

Proporcionar aos fiéis leigos o aprofundamento da sua vocação baptismal à luz da espiritualidade reparadora, em ordem a um compromisso missionário mais esclarecido na Igreja e na sociedade


Aderir à ORF:
1

Poderão aderir à ORF cristãos leigos que desejam viver mais profundamente o seu compromisso baptismal de anúncio do Reino, numa identificação com os seus fins.

2

Só poderão ser admitidos os fiéis que tiverem completado 16 (dezasseis) anos de idade.

3

Não podem ser admitidos os fiéis que não estejam em comunhão com a Igreja e que não dêem testemunho da sua vocação cristã.

4

A ORF estará aberta também à admissão de crianças, segundo moldes a definir pela Direcção nacional, considerando o papel dos pastorinhos nas aparições de Nossa Senhora de Fátima.

5

Antes da admissão ao primeiro compromisso, os fiéis devem completar a sua formação com a duração de dois anos, de acordo com as orientações da Direcção.

6

Depois desta formação, o (a) candidato (a), solicita à Direcção, por escrito, a sua admissão.

7

Compete à Direcção nacional admitir os membros, depois de ouvido o parecer do Núcleo local e o parecer da Congregação, através das Irmãs Assistentes espirituais dos Núcleos.

A Obra Reparadora oferece aos seus membros a Espiritualidade da Mensagem de Fátima em três vertentes:

  • Reparadora - pela vivência do espírito de reparação, como a definia o P. Formigão: «A reparação não é um conjunto de práticas, mas um espírito - o espírito de reparação».
  • Mariana - imitando as virtudes de Maria, sobretudo a sua doação plena e total em união com Seu Filho Jesus para a salvação da humanidade.
  • Apostólica - participando na acção pastoral e missionária da Igreja.

A ORF destina-se a todos os cristãos leigos que desejam viver mais profundamente o seu compromisso baptismal de anúncio do Reino, numa identificação com os seus fins (art. 4.º, n.º 1, dos Estatutos).

Desdobrável de inscrição

Interrogatório aos Videntes

Primeira redacção manuscrita do interrogatório de 13 de Outubro de 1917.

É a primeira folha do interrogatório à vidente Lúcia, realizado depois da última aparição, por volta das 19H00, em casa da família Marto.

Small interrogatorio Small interrogatorio 2

Conferências

Conf

Carisma Reparador 1º Aparição de Fátima Manuel Formigão Sacerdote

Apóstolo de Fátima

  • Founder 3
  • Founder 5
  • Founder 6
  • Founder 7
  • Founder 8
  • Founder 9
  • Founder 10
  • Founder 11
  • Founder 12
  • Founder 13
  • Founder 14
  • Founder 15
  • Founder 16
  • Founder 17
  • Founder 18
  • Founder 19

© 2013 IMAGINE